2 de julho de 2013

Imbassahy critica gastos de Dilma com ministérios



O crescimento constante do número de ministérios no governo federal, política atribuída ao governo petista desde o mandato do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e aplicado nas esferas estaduais e municipais, está na agenda do dia da oposição.

Desta vez, o deputado federal Antônio Imbassahy (PSDB) enviou nota à imprensa na qual afirma ser este o momento ideal para a presidente Dilma Rousseff (PT) anunciar a redução da quantidade de ministérios. O tucano ressalta a reunião ministerial agendada para esta segunda-feira (1º).

A estratégia de criação de novas pastas está, embora os governistas neguem, relacionada à necessidade de alocar quadros dos partidos aliados e desta forma manter unida a base aliada nas Casas Legislativas. Além de ministérios e secretarias, houve também a criação de autarquias, superintendências e outros espaços a serem preenchidos por indicados de integrantes do bloco de sustentação.

A conta, de acordo com levantamento divulgado pelo ex-prefeito de Salvador, é alta. Somente no plano federal, o custo de todos os ministérios supera os R$ 611 bilhões. São 39 pastas que, apenas com a folha de pessoal, respondem por um gasto de R$ 192 bilhões.

Confira a nota na íntegra:

Crítico severo da ampliação no número de ministérios promovida pela presidente Dilma Rousseff, o deputado federal Antonio Imbassahy (PSDB) diz que a reunião ministerial convocada para a tarde desta segunda-feira, 1, será a primeira grande oportunidade, em três anos, para a população conhecer os 39 ministros, que juntos representam, em suas pastas, um gasto impensável, à União, da ordem de 611.053.640.813 bilhões de reais, por ano.

Esse valor, diz o deputado, que é líder da oposição no Congresso, refere-se somente a custeio, sem o que deve ser investido em benefício do país e dos seus habitantes. Apenas com a folha de pessoal o volume chega a 192,8 bilhões. Ele observa que, comparado ao governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, são 15 ministérios a mais na atual administração federal.

“Essa será uma oportunidade imperdível para vermos todo esse time reunido com a presidente. Não tenho dúvidas de que a população não conhece sequer a metade dele, porque é muita gente, fazendo muito pouco. Seria razoável que a presidente Dilma aproveitasse esse momento ímpar para fazer um agrado ao país e anunciar a redução no número de ministérios, uma estrutura tão inchada que sequer cabe na Esplanada dos Ministérios, setor desenhando por Oscar Niemeyer e Lúcio Costa, para abrigar o comando do país”, destaca Imbassahy.

O parlamentar tucano lembra um estudo da Universidade de Cornell, nos Estados Unidos, destacando que entre mais de 170 países pesquisados, os que se mostraram mais bem administrados são aqueles que têm entre 19 e 22 ministérios. Ele diz também que o único país no mundo com uma estrutura ministerial superior à brasileira é o Sri Lanka, com pouco mais de 50. Imbassahy, conclui dizendo que, de tão raro, o momento valeria uma foto para o guinness book, como o governo mais perdulário quer o Brasil já teve.




Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário