A candidata do PR à prefeitura de Candeias, Tonha Magalhães, integra a lista do Tribunal de Contas da União dos candidatos fichas sujas que se mantêm no poder. Apesar da constatação de prática de irregulares em sua gestão, o registro de candidatura foi acatado pela Justiça Eleitoral.
A lista dos políticos que ocupam algum cargo de gestão no serviço público em todo Brasi e que foram considerados fichas sujas possui mais de seis mil nomes. Destes, 109 políticos são da Bahia, o que corresponde a pouco mais de 10% dos 990 registros de candidatura no Tribunal Regional Eleitoral baiano.
A candidata Tonha Magalhães responde a uma ação penal no Supremo Tribunal Federal, a partir de denúncia formulada pelo Ministério Público do Estado da Bahia. Ela é acusada de fraude em procedimento licitatório, falsidade ideológica e negativa de vigência a lei federal. Os crimes teriam sido cometidos durante a gestão na Prefeitura de Candeias no ano de 2002.
Em março deste ano, a prefeiturável foi condenada pelo Tribunal Regional Eleitoral por propaganda eleitoral antecipada. Ela foi condenada ao pagamento de multa no valor de R$ 5 mil e obrigada a retirar as propagandas.
A candidata à prefeitura de Candeias, Tonha Magalhães (PR), integra o grupo de políticos mais ficha suja que consta na lista do site Transparência Brasil. A mesma se destaca por ser muito conhecida pelo não cumprimento de acordos além de ter além de muitas denúncias feitas pela imprensa devida a manobras políticas e enriquecimento ilícito.
Tonha Magalhães ficou à frente da Prefeitura de candidata por oito anos. Durante sua gestão, dúvidas surgiram a respeito dos valores gastos com algumas obras, dentre elas a das escadarias da igreja do município, que nunca saiu do papel, apesar dos investidos em torno de R$ 3 milhões.
Principais candidatos Fichas Sujas baianos
Geraldo Simões (PT)
Humberto Cedraz (PDSB)
Roque Aras (PV)
Benito Gama (PTB)
Tânia Lomes (PMDB)
Neusa Cadore (PT)
Josehp Bandeira (PT)
Tonha Magalhães (PR)