23 de julho de 2013

Ministro "rejuvenesce" dois anos, adia aposentadoria e pode até virar presidente do Tribunal de Contas da União

Nomeado em 2007 para o Tribunal de Contas da União (TCU), o ministro Raimundo Carreiro envelheceu só quatro anos de lá para cá. 

Graças a uma decisão judicial, ele retificou a data de nascimento e adiou aaposentadoria, obrigatória aos 70 anos. De quebra, garantiu posse na presidênciado tribunal no biênio 2017-2018. 

Carreiro conseguiu na Justiça mudar a data de nascimento de setembro de 1946 para 1948. A decisão foi obtida na Comarca de São Raimundo das Mangabeiras, município do interior do Maranhão em que cresceu e foi vereador. Para "rejuvenescer", Carreiro mostrou a certidão de batismo do lugarejo onde nasceu. 

Antes de migrar para o TCU, em março de 2007, o ministro se aposentou no Legislativo usando a idade antiga – 60 anos, contados desde 1946, e salário integral. Então, deixou a Secretaria-Geral da Mesa do Senado para ser empossado no TCU. 

A remuneração bruta é de R$ 44 mil, mas, segundo o Senado, não é paga, por causa de proventos do TCU, não acumuláveis. 

Em 2008, já aposentado, Carreiro recorreu à Justiça para "corrigir" a confusão. A sentença saiu em março de 2009. No TCU, a notícia da retificação provocou críticas. Com a mudança, Carreiro assumirá a presidência, cuja definição ocorre por meio de acordo em que o cargo é ocupado pelo ministro mais antigo que ainda não exerceu a função.





Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário