14 de junho de 2013

Município e Estado não se entendem sobre o número de casos de meningite registrado pela 18ª Dires em Itaberaba


Depois das denúncias veiculadas pelo Jornal da Chapada e reproduzidas por outros meios de comunicação da Bahia sobre os casos de meningite na região da Chapada Diamantina, principalmente no município de Itaberaba, outro fato chamou a atenção da população. Quem afinal está com a verdade nesta história, já que a Vigilância Epidemiológica do município de Itaberaba desmente o número de casos passado pela Vigilância da 18ª Diretoria Regional de Saúde (Dires)? Em matéria envida à imprensa, a vigilância municipal diz que houve apenas um caso de meningite da forma viral em Itaberaba, sem óbito.

De acordo com a coordenadora de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, Aline Barros de Oliveira Negrão, não houve a ocorrência de quatro casos de meningite em Itaberaba. “Isso não é verídico. Em Itaberaba foi registrado apenas um caso de meningite viral, com o paciente sendo tratado e já liberado”, afirmou. Ainda de acordo com o texto da prefeitura local, os outros três casos foram em municípios da regional que integra 13 municípios, no entanto, não informa o nome do município ou dos municípios onde foram registrados os outros três casos da doença infectocontagiosa.

No texto enviado ao Jornal da Chapada pela prefeitura de Itaberaba, a técnica Marileide Gonçalves de Oliveira, responsável pelo programa de meningite da 18ª Diretoria Regional de Saúde (Dires), também confirmou esses dados. Segundo ela, o número de quatro casos citados em veículos de comunicação compreende toda a área de atuação do órgão. Mas veja o que ela diz quando foi entrevistada pelo Jornal da Chapada. (confira o áudio da entrevista com Marileide Gonçalves)

A quem interessa esconder um caso tão importante de saúde pública? O Jornal da Chapada para comprovar a notícia que veiculou gerou esse texto e disponibiliza o áudio da entrevista com os envolvidos nas investigações e você é quem vai formar opinião. A 18ª Dires, comandada pela doutora Lizandra Cunha Amim, tem jurisdição sobre todos os 13 municípios do Território de Identidade Piemonte do Paraguaçu: Itaberaba, Ruy Barbosa, Rafael Jambeiro, Ibiquera, Boa Vista do Tupim, Iaçu, Santa Terezinha, Itatim, Lajedinho, Macajuba, Piritiba, Mundo Novo, e Tapiramutá.

Informações: Jornal da Chapada




Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário