12 de junho de 2013

DE OLHO NO LEGISLATIVO: Podres poderes e um povo desmentido.


Por Rogério Lima.
                          
 Houve rumores de fumaça e de fogo de que a corte real retaliaria a atuação firme do vereador José Antônio Sampaio em favor do povo. Requereu ainda ao rei, um senhor não nominado, mas, desleal e fazedor de média com o executivo municipal, que este puxasse a reboque, os vereadores Gerson Almeida e Ricardo Pimentel. Dado em que os referidos se posicionaram favoráveis às ideias de José Antônio, por entender que este sim vem representando e traduzindo os anseios da população. José Antônio é o mesmo propositor da audiência pública que trará com a ajuda divina, o revigoramento da Santa Casa e a instalação do centro de hemodiálise em Itaberaba. Segundo o senhor HILARIÃO, o pleno funcionamento deste atendimento se iniciará em agosto. Aguardemos todos ansiosos e com alegria.

Mas, senhores, transcreveremos a seguir parte do pronunciamento do vereador José Antônio Sampaio, para a análise do público majorado do Conexão Verdade. Inclusive o ouvinte que concordar ou discordar com as palavras ditas do eminente vereador podem, posteriormente, manifestar-se. Dado em que o advogado do Prefeito, vereador Paraná encarregou-se de mais uma vez tomar o tempo de todos para falar, falar, falar, ficar rouco e nada conseguir dizer. Registre-se ainda, que a atitude do presidente defensor governamental foi descortês com o líder Samuel que, mais coerente, não fora tão veemente na defesa do Chefe. Vejamos, portanto, a ótica de José Antônio, a mais completa tradução do que vem sentindo o povo e as pessoas participantes desta imprensa.

Veja o que disse da tribuna cameral, literalmente, José Antônio Sampaio:


”O motivo da exigência de retaliação (da reunião convocada) são os nossos discursos, quando criticamos os erros cometidos pela administração municipal. Nunca adentrei no mérito dos discursos de qualquer vereador desta Casa. Mantenho uma convivência amistosa com todos, inclusive com os colegas da bancada de oposição, pois respeito e defendo as prerrogativas de vereador. A atitude de colegas que se portam de tal maneira é, no mínimo, antiética, imoral e desleal, pois diante de mim sempre me cumprimentam e até mesmo dialogam, inclusive quanto às amarguras que às vezes passamos por fazer parte da base aliada. Quero deixar bem claro que o pivô de tudo isso, pelo menos quanto à minha pessoa, foi o discurso que proferi nas sessões da semana passada, quando afirmei que os problemas relacionados à pasta da Secretaria Municipal da Saúde têm sua causa e origem na gestão da ex-secretária de saúde e atual vice-prefeita – Sra. Maria José. Foi dela, por exemplo, a iniciativa de orientar o prefeito municipal a retirar de circulação o ônibus expresso saúde, que tão bem atendia à comunidade da zona rural. Foi durante a gestão dela que perdemos a oportunidade de termos em nossa cidade a instalação da base do SAMU – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência. Foi, ainda, por consequência da gestão dela que assistimos o mutirão da catarata ser realizado em Andaraí e, em seguida, na vizinha cidade de Ruy Barbosa – em Itaberaba não!. Não podemos deixar de citar que na gestão dela Itaberaba passou a não mais realizar algumas cirurgias de ortopedia, as quais, outrora, eram realizadas. Cidades vizinhas à nossa, muito pobres, têm este serviço. Na gestão da Sra. Maria José, que durou de junho de 2009 até junho de 2012, a Secretaria Municipal da Saúde deixou de fazer com regularidade os repasses previdenciários à ITAPREV, os quais, se formos calcular, certamente chegará próximo dos 5 milhões de reais. Também não posso deixar de constar que na realidade a Sra. Maria José, de fato, nunca se afastou da gestão da saúde em nossa cidade, sendo visível e notória a sua interferência nas gestões do ex-secretário Marcelo Mascarenhas e do atual Sr. Gabriel Prazeres. A população inteira lhe vê interferir e decidir quanto à gestão da saúde. Como posso deixar de fazer estas críticas. No site Bahia notícias, às 17h de hoje foi postada a seguinte matéria: Itaberaba registra três casos e uma morte por meningite em 2013. Os meus discursos retratam o sofrimento de um povo que nos elegeu e nos cobra uma representação independente e de qualidade. Se for para escolher entre a cumplicidade dos erros e a representação digna, adianto prefiro defender a população com dignidade, sem me importar com o que os medíocres e os opressores pensam de mim.”

Diante de afirmativas tão contundentes e sérias, o vereador José Antônio é o único político Itaberabense com chances reais de suceder o governo de João Filho, seja em que time seja, pois tem o aval popular. Pois faz oposição sem ser de sigla partidária oposta. E o faz com lealdade e reverência ao seu partido, o PP, assim como ao próprio prefeito. Certamente, que o Prefeito sabe de suas qualificações e deve rir de quem tenta média. Pois, apesar do executivo também querer trucidar José Antônio por ser José amigo do povo e a este priorizar. Gente e pessoas representam a coletividade e esta leitura, o vereador combatente consegue fazer. Não seria bobo e insano aniquilar quem se posiciona ao lado da população, arcando com todas as consequências partidárias e dita situacionista. Seria o mesmo que matar o próprio povo.

Entretanto, o povo é, veementemente, desmentido pelo vereador Paraná. Diz ele, Paraná, que os pacientes não sofrem e que estes possuem saúde por excelência, que Maria José é uma gestora de saúde eficiente, é como se as pessoas chorassem de barriga cheia e de saúde plena. Diz ainda que a saúde recebe um e não dois milhões como postou em rede social o diligente Ricardo Pimentel. Diligente com alma oposicionista. A oposição genuína é balança fiel de uma democracia. Tem gente que é por osmose e treino doméstico. Aprende logo cedo e não mais consegue afastar. Assim é Pimentel de Sá.

Enfim, não queremos aqui incorrer em propaganda eleitoral extemporânea ou fora de época, mas, se permitido fosse a esta Opinião lançar candidatos a Prefeito e vice-prefeitos de Itaberaba, a partir de ontem, lançaríamos José Antônio Sampaio titular e Pimentel Vice, com a devida licença destes, é claro. Itaberaba seria governada por dois políticos de conhecimento e de atitude. Precisamos de ATITUDE e temos que estimulá-la agora.


OPINOU DESTA FORMA, HOJE, O CONEXÃO VERDADE, em 12/06/2013.




Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário