A educação no estado do Ceará tem evoluído após campanhas e projetos desenvolvidos no últimos anos. Porém, segundo recente divulgação, seis municípios cearenses, incluindo Fortaleza, ainda não conseguiram atingir o nível desejável de proficiência de alfabetização.
Algo muito preocupante, afinal atingir o nível desejável de proficiência de alfabetização é essencial para se construir um estado forte e desenvolvido. Além da capital cearense, não atingiram a meta no Ceará: Jaguaretama, Jaguaribara, Parambu, Várzea Alegre e Ipaumirim.
Segundo especialistas em educação, o desafio é ampliar o aprendizado na idade certa para as séries mais avançadas, de modo a garantir um controle mais amplo desses resultados.
O último levantamento estadual realizado em 2011, divulgado inclusive na propaganda televisiva do Governo do Estado, tratava da Educação que avaliou estudantes do segundo ano do Ensino Fundamental da rede pública. Lucidalva Bacelar coordenadora de cooperação dos municípios da Secretaria da Educação (Seduc), garante que a nova avaliação, referente ao ano letivo de 2012, deverá ser divulgada até o final de maio.