17 de agosto de 2012

Impugnados lutam para se manter na disputa

 Faltando menos de uma semana para o prazo final de julgamento das candidaturas pela Justiça Eleitoral, 98 candidatos a prefeito seguem apreensivos quanto ao futuro das próprias campanhas eleitorais. De acordo com o calendário das eleições 2012, até o dia 23 de agosto – 45 dias antes do pleito – todos os pedidos de registros de candidatura deverão estar com as decisões.

 Até ontem, o sistema do Tribunal Superior Eleitoral apontava que, dos 1.151 candidatos a prefeito registrados na Bahia, 984 tiveram seus pedidos deferidos pela Justiça Eleitoral e outros 167 tiveram algum tipo de dificuldade para obter o aval judicial para continuar a campanha. Desses, 98 seguem com a campanha sub judice, com o recurso sobre o indeferimento aguardando ser julgado em uma instância superior.

 Os números de candidatos a vereadores que tiveram problemas com registros de candidaturas em ainda maior. Cerca de 13% das candidaturas – 33.622 no total – apresentaram disparidades documentais ou descumprimento de itens da legislação eleitoral, revela reportagem da Tribuna.

 De acordo com a assessoria do Tribunal Regional Eleitoral, mesmo que o prazo final para o julgamento chegue ao fim no próximo dia 23, é possível que os candidatos utilizem recursos jurídicos para continuar no pleito de 07 de outubro. Nesses casos, as candidaturas – e até mesmo eventuais eleições – acontecem sub judice, enquanto uma sentença transitada e julgada não seja proferida pelo Tribunal Superior Eleitoral, órgão responsável pelo parecer definitivo.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário