23 de setembro de 2013

Itaberaba: MP confirma superfaturamento em compra de terreno do cemitério e pede o afastamento do prefeito João Filho


O promotor de Justiça Thomas Luz Raimundo Brito confirmou, depois de investigação feita pelo Escritório do Ministério Público de Itaberaba, a ocorrência de fraude na compra do terreno para a ampliação do Cemitério Recanto da Paz Eterna no município de Itaberaba, na Chapada Diamantina. O terreno era de propriedade da irmã do prefeito, Marigilza Mascarenhas, e foi comprado pelo valor de R$ 86.159,36, pagos por quatro mil e quatrocentos metros quadrados. Na ação civil de improbidade administrativa de nº 0303248-84.2013.8.05.0112, protocolada na Vara da Fazenda Pública, o promotor Thomas Brito requer, de acordo com a Lei nº 8429/92, art.12, inciso III, a perda do cargo, o ressarcimento do valor desviado ao erário público e a suspensão dos direitos políticos por cinco anos do prefeito João Almeida Mascarenhas Filho (PP).

Nos elementos informativos, reunidos no referido inquérito civil, demonstram que o procedimento administrativo de dispensa de licitação foi um pretexto direcionado para a celebração do contrato e efetivação de compra em beneficio da irmã do prefeito. “Chega-se ao absurdo da proprietária do terreno a sra. Marigilza Mascarenhas ter contratado a empresa ‘Flecha Topografia e Projetos’ para realizar a avaliação do imóvel, sem qualquer acompanhamento do município. Denotando-se que ela foi quem sugeriu o preço que bem entendeu e a prefeitura acatou sem qualquer questionamento”, aponta trecho da peça jurídica.

O promotor público afirma na ação, que não tinha qualquer situação de emergência, pois constatou que em janeiro de 2013, ou seja, dois anos e dois meses depois da compra do terreno, menos da quarta parte da área ampliada se encontrava ocupada com covas, mostrando que a prefeitura poderia ter feito a pesquisa de outros imóveis aptos a instalação do cemitério. Esse caso foi amplamente divulgado e denunciado pelo Jornal da Chapada, pelo radiotécnico Renival Sampaio França e pelo advogado Delsuc Moscoso e foi tão escandaloso na época que foi matéria da Rede Record de Televisão, que mostrou os absurdos e o superfaturamento da compra do terreno.

Na época, o gestor, como é de costume, acusou o programa dizendo que tudo aquilo que foi noticiado era mentira e intriga da oposição. Mas agora, a denúncia do promotor Thomas Brito mostra que o prefeito João Filho se especializou na arte de fraudar licitações e desviar dinheiro público. Pois já responde a dezenas de processos por corrupção, desvio de dinheiro público, fraude em licitações, estelionato e falsificação de documentos.

O Ministério Público afirma que “…o demandado atentou frontalmente, contra os princípios da moralidade e impessoalidade, ao dispensar indevidamente procedimento de licitação e adquirir imóvel de propriedade de sua irmã. Logo o réu de modo doloso, violou princípios da Administração Pública, de modo que deve ser condenado pela prática de improbidade administrativa”.

Resta agora, a Justiça da Bahia cumprir com a sua obrigação e condenar o prefeito João Filho pelos crimes praticados ao longo dos seus mais de quatro anos de mandato. E o Tribunal de Justiça, por meio do seu presidente Mário Alberto Hirs, encaminhar urgentemente a força tarefa da justiça para Itaberaba, conforme ele confirmou em entrevista concedida ao Jornal da Chapada no mês de agosto de 2013.

Fonte:Jornal da Chapada

2 comentários:

  1. É lastimável, companheiro Mandinga, mas não dá em nada, não, ELES já estão acostumados assim fazer, e sempre no mesmo, PROCESSOS E MAIS PROCESSOS, RECURSO, LIMINARES, HABEAS CORPUS, ACORDONS, e agora o famigerado EMBARGOS INFRINGENTES, em que até a nossa CORTE MÁXIMA SE CORROMPEU. E não há outro jeito a não ser nos prepararmos pra ELEIÇÕES, e a partir de agora começarmos a CONSCIENTIZAR o nosso povo sofrido em não votar mais neles, e em hipótese nenhuma, são CRÁPULAS, e da pior qualidade. Reeleição não, e não, e não

    ResponderExcluir
  2. fico indignado com tantas conversinhas, há algum FDP q possa fazer algo? faça não falem desgraças vão fazer o q matar, prender ou expulsar o ordinário. nada disso não é ? e porque falam tantas merdas e arneiras se fosse um [fidodido] os miséraveis já tinham prendido nas escolas de sata...........nás, mas está envolvido a desg...raça do dinheiro aparenta haver compras até mesmo de homens q corrompem o q se chamava de leis. esse não é o primeiro a aprontar porem nem um dos dois anteriores foram questionado, será q isso é perseguição política. eu fico mim perguntando cadê o ladra descarado do W. Q ENRIQUECEU MUITOS E NADA DEU PRA ELE ?eu peço a Deus q eu seja sempre pobre porque se eu tivesse dinheiro minha terra seria governada por HOMENS de responsa quese dane quem não gostou des..gra çados.....................................

    ResponderExcluir