O senador Paulo Paim (PT-RS) defendeu, nesta quarta-feira (13), em Plenário, o fim do voto parlamentar secreto. O senador afirmou que o fim do voto secreto no âmbito do Poder Legislativo será bom para todos, já que cada parlamentar assumirá a responsabilidade do próprio voto.
- Acabar com o voto secreto é bom para todos. E cada um assume a responsabilidade de seu voto, de ser criticado, de ser elogiado, de dizer que poderia ter mudado de opinião. Se foi certo, se foi errado, se não deveria ter votado, explique à população, como nós temos feito – disse Paim, autor de proposta de emenda constitucional sobre o tema (PEC 50/2006).
Paim lembrou que em seus 26 anos de atuação parlamentar nunca viu um veto presidencial ser derrubado e atribuiu isso ao voto secreto. Ele ressaltou a importância de serem derrubados os vetos do fator previdenciário e do projeto que garantiu reajuste de 14,7% para aposentados e pensionistas.
- Eu faço, mais uma vez, um apelo às redes sociais, que são tão operantes. Que elas façam uma longa campanha para acabar com o voto secreto em todas as instâncias do Parlamento – destacou.