18 de abril de 2012

Prefeito de Itaberaba é acusado por vereadores de usar verba pública em mega empreendimentos particulares

  O prefeito de Itaberaba, João Almeida Mascarenhas Filho (PP), é acusado pelos vereadores Benedito Ballio Prado (PT) e Maria Milza (PSDB) de utilizar verba do município na compra de materiais e as próprias máquinas da prefeitura em mega construções de condomínios de luxo. A denúncia, feita ao Jornal da Chapada, tem como base dados da Controladoria Geral da União (CGU) e um levantamento feito no Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) que demonstra o crescimento da compra de materiais de construção pela prefeitura. De acordo com os vereadores, o aumento aconteceu na medida em que os empreendimentos particulares do prefeito começaram a ser erguidos. “Todos sabem na cidade que o prefeito João Filho atua no ramo moveleiro, mas, coincidência ou não, visitamos algumas [obras] que estão sendo erguidas na cidade e percebemos que o gestor decidiu da noite para o dia investir em um ramo totalmente diferente daquele que estava acostumado a sua vida toda, o imobiliário. Foi até apelidado pelos vereadores Gerson Almeida e Zé Ontônio de ‘Odebrecht da Chapada’ [em alusão a uma empresa de construção civil do país]”, disse Benedito.
 
Em investigação pela cidade, chamou atenção dos políticos um imóvel que está em reforma no Loteamento Bahia. “Ficamos assustados com o tamanho do muro, a construção já foi apelidada até de 'Carandiru' , devido a sua estrutura que mais parece uma penitenciária. Esse imóvel foi adquirido por herança e vem sendo reformado para ser a futura residência do prefeito João Filho”, afirma a vereadora Maria Milza. Dentre as construções sob suspeita de irregularidade, ainda está o Condomínio Brezza de Fiori que, segundo especialistas, pode consumir investimentos em torno de R$ 8 milhões e trazer um retorno de R$ 15 milhões – o empreendimento de alto luxo ficou famoso por terei sido registradas imagens de máquinas pertencentes à administração municipal em operação nos serviços de terraplanagem do local. Os vereadores dizem que as investigações continuam e que “se o prefeito realmente adquiriu o material de construção dessas obras com recursos próprios, deve ter em mãos as notas fiscais de compra”. João Filho também é suspeito de falsificar documentos, contratar parentes, se beneficiar com a compra e venda de terrenos e realizar leilão ilegal. Sua gestão já é alvo de denúncias no Ministério Público (MP).

Fonte: http://www.bahianoticias.com.br/

Um comentário:

  1. Prefeito de Itaberaba diz que são falsas
    e eleitoreiras as denúncias da oposição

    As notícias veiculadas em sites na internet e nos programas de Varela e Se Liga Bocão, da Rede Record de televisão, contra o prefeito de Itaberaba são ações desesperadas de grupos oposicionistas em razão da aproximação do novo pleito eleitoral. Trata-se apenas de perseguição política contra o Prefeito João Filho (PP), que conta com a confiança do povo e tem demonstrado idoneidade e transparência na administração pública do município.
    Itaberaba resgata a sua condição de pólo regional, nestes 2 anos e 8 meses de governo, com importantes obras em toda a cidade e também na zona rural. A Prefeitura pavimentou mais de 50 mil metros quadrados de calçamento, recuperou e pavimentou o Monte de Bom Jesus, e fez obras de infraestrutura, viabilizando mais de 4 mil metros de esgotamento sanitário.
    Tantas são as obras, que é natural o crescimento de utilização de material de construção. Todas as obras foram e estão licitadas. A Além de tudo isso a expressão "ODEBRECHT DA CHAPADA" foi realmente atribuída ao atual prefeito pelos Vereadores Gerson e Zé Antônio no sentido de que o município é um verdadeiro CANTEIRO DE OBRAS e que a administração pública municipal vem se destacando por isso na realização de obras. AS CONTAS PÚBLICAS ESTÃO À DISPOSIÇÃO PARA A POPULAÇÃO APRECIAR E FAZER O SEU JULGAMENTO.
    A expressão foi totalmente desvirtuada do seu verdadeiro sentido.
    Quanto ao investimento pessoal, sabe-se da herança que recebeu e do cuidado que tem com as empresas bem sucedidas. A família do prefeito, tradicional na cidade, sempre foi empreendedora em diversas atividades econômicas, e graças ao trabalho construiu um sólido patrimônio e, por isso, não precisa e nem utiliza o dinheiro público como forma de aumentar o seu patrimônio particular.
    O dinheiro público está sendo bem aplicado e o povo aprova a sua gestão justamente pelas obras que a Prefeitura tem realizado. O município - cidade e zona rural – está melhor do que antes, mas muita coisa ainda está para ser feita. O Prefeito de Itaberaba não utiliza maquinários nem dinheiro público em benefício próprio. O PREFEITO DE ITABERABA CUMPRE SEU DEVER EM FAVOR DA COMUNIDADE.
    A Assessoria de Comunicação da Prefeitura também esclarece à imprensa que a comissão organizadora da festa dos vaqueiros solicitou em setembro de 2011 a liberação da referida área para a realização da tradicional Festa dos Vaqueiros. Colaborando para a realização da referida festa, a Prefeitura Municipal autorizou o uso do terreno e disponibilizou máquinas para a limpeza da área. Medida que visou atender a uma solicitação formulada pelo, então, presidente da festa, BENEFICIANDO, SOBREMANEIRA, OS MORADORES DO ENTORNO que, também, solicitaram no mesmo período uma ação da Prefeitura quanto à limpeza daquele local, apontado como ideal para a realização do evento.
    Segue, abaixo, o documento comprovando a solicitação do presidente da festa, além de foto para a devida análise e comprovação.

































    O prefeito finaliza dizendo que todas as acusações foram feitas sem provas e que tudo não passa de manobra e perseguição política por parte da oposição, já que estamos em ano eleitoral. Ao tempo salientamos que diante das denúncias faremos uso do mesmo espaço para esclarecimentos devidos, utilizando do nosso direito de resposta. João Filho conclui afirmando que realiza uma gestão pública transparente, que tem o apoio da maioria da população porque trabalha para o nosso povo, para a nossa gente.

    Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Itaberaba
    Itaberaba-BA, 20 de abril de 2012

    ResponderExcluir